Quando é utilizada a quimioterapia tópica no tratamento do câncer de pele?

A quimioterapia tópica significa que um medicamento anticâncer é aplicado diretamente sobre a pele, na forma de creme ou pomada, em vez de ser administrada por via oral ou injetada. O medicamento mais utilizado no tratamento tópico de cânceres da pele de células basais e escamosas é o 5-fluorouracilo (5-FU).

Quando aplicado diretamente sobre a pele sob a forma de um creme, o 5-FU atinge as células cancerosas da superfície, mas não consegue atingir as células cancerosas mais profundas ou que se disseminaram para outros órgãos. Por esta razão, o tratamento com 5-FU é, geralmente, usado apenas para lesões pré-cancerosas, como queratoses actínicas e alguns tipos de câncer de pele superficiais.

Como só é aplicado na pele, o medicamento não causa os mesmos efeitos colaterais que podem ocorrer com a quimioterapia sistêmica. Mas pode deixar a pele tratada vermelha e muito sensível por algumas semanas, o que pode ser bastante incômodo para algumas pessoas. O fluorouracil também aumenta a sensibilidade da pele à luz solar, por este motivo a área tratada deve ser protegida durante algumas semanas, para prevenir queimaduras solares.