Quando é indicada a cirurgia para o tratamento do câncer de pele melanoma? Quais as técnicas cirúrgicas utilizadas?

A cirurgia é a principal opção terapêutica para a maioria dos casos de melanoma. O melanoma muitas vezes pode ser tratado com sucesso se for diagnosticado quando o tumor é relativamente pequeno. A maioria é encontrada quando ainda são pequenos (tamanho: < 1,0 mm) e a cirurgia realizada no ambulatório é geralmente o único tratamento necessário. O médico remove o tumor e o tecido saudável ao redor para garantir que não restem células malignas. A quantidade de tecido normal removida depende da profundidade do tumor, se estiver muito profundo serão removidos também os gânglios linfáticos próximos à lesão.

Normalmente, a remoção cirúrgica completa do melanoma exige a retirada de 1 a 2 cm do tecido normal em torno ao tumor. Dependendo do local da cirurgia, um enxerto de pele pode ser necessário.

As técnicas cirúrgicas utilizadas no tratamento do câncer de pele melanoma são:

 

Excisão Simples

Melanomas pequenos geralmente podem ser tratados com sucesso apenas com uma excisão simples, onde o tumor é removido com uma pequena margem de tecido normal. As margens recomendadas variam de acordo com o tamanho do tumor.

 

Excisão Ampla

Quando o diagnóstico do melanoma é feito por biópsia, provavelmente será necessário ampliar as margens cirúrgicas em torno do melanoma, para assegurar que não permaneceram células cancerosas na pele. O tamanho da margem dependerá do tamanho do tumor.