Câncer de Pele 

Prevenção do Câncer de Pele

Prevenção de doenças é o diferimento ou eliminação das condições específicas de uma doença através de intervenções de eficácia comprovada.

A prevenção do câncer de pele melanoma é a ação tomada para reduzir a chance de contrair a doença. Portanto, prevenir o câncer de pele melanoma significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a enfermidade.

Parte da carga de prevenção do câncer de pele melanoma encontra-se com o indivíduo, que deve adotar comportamentos que minimizem o risco e ocorrência da doença, e maximizem os estados de saúde.

Muitas pessoas aguardam ansiosamente pelo verão, momento de ir à praia e tirar a tão indesejada “cor de escritório”. É importante, porém, estar alerta sobre os perigos que a exposição solar excessiva e desprotegida pode causar à saúde. A primeira grande informação é que proteger a pele do sol deve acontecer durante o ano todo – e não apenas no verão, devemos passar filtro solar diariamente, seja na cidade ou na praia. Também é importante estar ciente sobre os horários em que os raios solares são mais agressivos (e evitá-los). Entre 10h e 16h recomenda-se evitar a exposição ao sol.

Neste espaço separamos conteúdo especial sobre os cuidados que devem ser tomados com a pele. Muitos casos de câncer de pele associam-se à exposição excessiva e desprotegida ao sol.

Informe-se e, o mais importante, cuide-se!

Fonte: American Cancer Society (27/04/2015)