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Diminui o consumo de protetor solar entre os brasileiros

By março 26, 2018 No Comments

Os protetores solares deixaram de ser comprados por mais de 900 mil lares brasileiros, tendo um consumo de 16,1%, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Entre o período de outubro de 2016 a setembro de 2017, este consumo caiu 2,1 pontos percentuais de penetração nos domicílios. Com isso, a categoria (que também inclui os bronzeadores) houve ainda uma retração de 0,4% em volume.

Otávio Clark, CEO da Evidências – Kantar Health e oncologista, ressalta que quanto menor a proteção solar, maior a incidência de câncer de pele, já que a exposição à radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol é considerada a principal causa da doença que possui dois tipos: o melanoma e não-melanoma.

Tipos de câncer

Os não-melanoma – geralmente são o basocelular (carcinoma de células basais) e o epidermoide – são o tipo de câncer mais frequente no Brasil e correspondem a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresentam altos percentuais de cura.

Já o melanoma é um tipo de câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele). “É um câncer considerado raro, porém grave. Se não tratado adequadamente, mata por ter alta chance de metástase”, alerta Clark.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a exposição cumulativa e excessiva nos primeiros 10/20 anos de vida, aumenta muito o risco de desenvolvimento de câncer de pele, ou seja, a infância é uma fase particularmente vulnerável aos efeitos nocivos do Sol.

Clark destaca a importância do uso dos protetores solares e a preocupação com a saúde, “a diminuição do uso do protetor pode ser um dado preocupante, pois, se as pessoas estão se protegendo menos, é esperado que em algum momento futuro, talvez em dez ou vinte anos, isso reflita em um aumento da incidência de câncer de pele”, alerta.

Estudos

Câncer de pele não-melanoma e melanoma são assuntos muito pautados nos materiais produzidos pela Evidências – Kantar Health. A empresa já desenvolveu diversas análises econômicas, publicações em congressos, revisões sistemáticas, artigos, dossiês, pôsteres, dentre outros itens sobre os temas.

Fonte: Evidências

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