Câncer de PeleMelanoma

Você sabe a diferença entre câncer de pele e o melanoma?

By novembro 6, 2018 No Comments

 

O melanoma é na verdade um tipo de câncer de pele.

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Ele corresponde a 30% de todos os casos de câncer diagnosticados no País. Destes 30%, apenas 3% correspondem ao tipo melanoma, a forma mais grave da doença. O câncer de pele é mais frequente em pessoas acima dos 40 anos, de pele clara ou com histórico de doenças cutâneas. É importante procurar um médico quando notar alguma mudança em sinais antigos ou novos na pele, como pintas assimétricas, bordas irregulares, crescimento progressivo e alteração na cor.

Atenção:

  • Nem toda mancha, pinta ou sinal pode ser considerado anormal;
  • Nem todo câncer de pele é igual.

Conheça os principais tipos

Câncer de pele não-melanoma

Carcinoma basocelular – Mais frequente e menos agressivo, aparece nas regiões mais expostas ao sol, sendo cabeça e pescoço as mais comuns. Seus principais sinais são nódulo, pele avermelhada, feridas que não cicatrizam e sangram. Também podem parecer com pintas, alergias, psoríase e até mesmo cicatrizes. Surge normalmente como um nódulo ou região avermelhada e tem crescimento lento.

Carcinoma de células escamosas (ou epinocelulares) – Além da exposição solar, outros fatores de risco são a cor da pele clara, inflamações crônicas em doenças de pele, feridas, cicatrizes, queimaduras, baixa imunidade e exposição a agentes químicos. É mais frequente em homens.

Câncer de pele melanoma

Extensivo superficial – Manifesta-se em diferentes partes do corpo, com maiores chances de ocorrer no tronco e nas pernas. Apresenta formato e coloração plano e irregular, é mais comum em pessoas de pele clara.

Nodular – Aparece como um sinal elevado de cor preta ou avermelhada.

Lentigo maligno – Mais frequente em idosos, em regiões do corpo mais expostas ao sol, se manifesta em áreas grandes, planas e com aspecto amarronzado.

Lentiginoso acral – Um dos subtipos menos comuns, identificado normalmente em afro-americanos, aparece nas palmas das mãos, solas dos pés ou embaixo das unhas.

Outros tipos de câncer de pele não-melanoma menos comuns são sarcoma de Kaposi, linfoma de pele, câncer de pele de células de Merkel, tumores anexiais de pele e sarcomas.

Embora a gente esteja falando de um único órgão, o maior do corpo humano, cada tipo de câncer de pele acomete células diferentes. Os tratamentos também são distintos para cada tipo específico.

E ai, você sabia disso? Então se você gostou deste conteúdo, compartilhe para ajudar que mais pessoas fiquem informadas. E acompanhe nossos posts para tirar outras dúvidas sobre câncer de pele.

Fontes: Oncoguia e American Cancer Society

Deixe seu comentário