Câncer de PeleMelanoma

Qual especialista cuida do paciente com melanoma?

By dezembro 4, 2018 No Comments

Quando falamos em pintas e sinais na pele, as pessoas já logo procuram um dermatologista. Mas e quando surge uma suspeita de câncer de pele melanoma?

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Oncoguia com pacientes com melanoma, apontou que o dermatologista foi o médico responsável por mais de 60% dos diagnósticos. Além deste profissional, muitos pacientes foram diagnosticados por outros especialistas como cirurgião plástico, oftalmologista, mastologista, patologista, pneumologista, cirurgião gástrico, cirurgião torácico, gastroenterologista e proctologista.

Fonte: Oncoguia

 

Mas qual o profissional certo?

Em um primeiro momento, o profissional que irá atender o paciente com suspeita de melanoma será, de fato, o dermatologista. Além de analisar a lesão suspeita, ele irá fazer uma avaliação de toda a pele da pessoa, além de olhar outros aspectos da mesma lesão e fazer a retirada do fragmento que será enviado para a realização da biópsia.

Quando confirmado o diagnóstico de melanoma, o dermatologista faz o encaminhamento do paciente para um oncologista, que será quem vai determinar o melhor tratamento para cada caso de acordo com suas especificações.

O que pode acontecer é que, ao passar por uma consulta com outro profissional, este especialista de outra área identifique um sinal suspeito e peça um exame para investigação. Porém, via de regra, o dermatologista é o mais indicado para o diagnóstico.

Além disso, ao longo de todo o tratamento, quando já estiver sob os cuidados de um oncologista, é importante que o paciente seja acompanhado também pelo dermatologista, garantindo uma abordagem mais ampla e um tratamento mais completo!

Agora que você já sabe quem é o especialista certo para procurar em suspeita de melanoma, compartilhe este post para que mais pessoas também possam ir ao profissional adequado quando precisarem!

Deixe seu comentário