Câncer de PeleMelanoma

Estadiamento e possibilidades de tratamento do melanoma

By dezembro 11, 2018 No Comments

Quando uma pessoa recebe um diagnóstico de melanoma, é muito importante conhecer detalhes da doença, como seu estadiamento, por exemplo. O estadiamento permite conhecer a localização exata do tumor, seu tamanho e saber se ele se disseminou para outros órgãos.

O conhecimento destes detalhes do diagnóstico permite que seja feita uma escolha mais adequada de qual o melhor tratamento para cada paciente. Outro aspecto muito importante para a decisão do tratamento ideal é a realização de um teste molecular.

O teste molecular é feito na amostra de tecido da biópsia e ajuda a identificar possíveis mutações no DNA que compõe o tumor. Tudo isso possibilita a indicação de tratamentos com terapias mais específicas com maiores chances de sucesso.

Dentre as principais opções de tratamento para o melanoma estão:

  • Cirurgia: principal opção para a maioria dos casos. Naqueles diagnosticados em estágio inicial, há grandes chances cura.
  • Quimioterapia: esta é uma opção geralmente usada para o controle da doença mais avançada. Raramente é administrada como primeira opção terapêutica.
  • Radioterapia: radiações ionizantes são utilizadas para destruir ou inibir o crescimento de células anormais que formam o tumor. Nos casos de melanoma, a radioterapia é normalmente indicada para metástase no cérebro e nos ossos, em casos em que a cirurgia não é realizada em função da localização do tumor ou para tratar recidivas após a cirurgia.
  • Imunoterapia: terapia sistêmica que estimula o sistema imunológico a destruir as células cancerígenas de forma eficaz. Existem alguns diferentes tipos de imunoterapias para tratar o melanoma.
  • Terapia-alvo: usa medicamentos que atacam especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais. As terapias-alvo variam de acordo com a mutação genética apresentada por cada paciente.

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é muito importante considerar, juntamente com o médico, possíveis benefícios e efeitos colaterais de cada alternativa terapêutica.

Quer saber mais sobre as possibilidades de tratamento para o melanoma? Acesso o portal do Oncoguia e confira outros detalhes.

Deixe seu comentário