Melanoma

Como prevenir o melanoma?

By dezembro 18, 2018 No Comments

Os raios ultravioleta (UV) são um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do melanoma. Outros fatores importantes são hereditariedade e mutações genéticas. No entanto, quando falamos em prevenção da doença, a proteção e a observação são duas medidas extremamente importantes.

Proteja-se!

  • Evite expor-se ao sol em horários mais quentes, das 10h às 16h;
  • Use protetor solar com fatores de 30 para cima, inclusive em dias nublados ou encobertos;
  • Reaplique o protetor a cada duas horas;
  • Use roupas adequadas: tecidos com proteção ultravioleta, roupas de manga longa e cores escuras ajudam a proteger melhor;
  • Use chapéus para reforçar a proteção do rosto;
  • Use óculos de sol.

É importante lembrar que a proteção é para todo dia, independente de onde você estiver. O filtro solar, inclusive, deve ser usado até mesmo em dias nublados, pois a radiação UV atravessa as nuvens e pode, sim, queimar a pele. E claro, ao visitar a praia ou ir a uma piscina, cuidado redobrado!

Observe-se!

Preste atenção às pintas do seu corpo. Verificar regularmente sua pele possibilita a detecção de pintas novas ou alterações que possam ser um indício de melanoma. Nem todas as pintas apresentam riscos, porém ao identificar qualquer sinal diferente, procure um dermatologista para que seja feita uma avaliação mais detalhada.

Acompanhe os conselhos de pacientes com melanoma sobre a importância da prevenção e fique de olho na sua pele!

Deixe seu comentário