Como se prevenir do câncer de pele?

A forma mais importante para reduzir o risco de desenvolver câncer de pele de células basais ou escamosas é proteger-se da exposição à radiação ultravioleta (UV). Quando estiver exposto ao sol lembre-se sempre de:

Usar roupas adequadas

As roupas fornecem diferentes níveis de proteção à radiação UV, por exemplo, camisas de mangas compridas, calças compridas ou saias longas oferecem mais proteção, as cores escuras também protegem mais do que as cores claras. Um tecido firme protege melhor do que o vestuário entrelaçado. Tecido seco é geralmente mais protetor que o molhado. Entretanto é importante estar ciente que apenas se cobrir não bloqueia toda a radiação UV, se a luz passa através de um tecido, a radiação UV também passará.

 

Usar chapéu

 Um chapéu com aba é o ideal, porque protege áreas muitas vezes expostas ao sol intenso, como orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa. O boné protege o rosto e a cabeça, mas não o pescoço ou as orelhas, onde, normalmente, os cânceres de pele começam a se desenvolver. Os chapéus de palha não são tão protetores quanto os confeccionados com tecido mais grosso.

 

Usar protetor solar

 Use protetores solares e labiais em áreas de pele expostas ao sol, especialmente entre as 10 h e 16 h. O ideal é o uso de protetores com fatores de proteção solar (FPS) 30 ou mais. O uso do protetor solar é recomendado, inclusive em dias nublados ou encobertos, pois a radiação UV está presente. Entretanto, para garantir a proteção contínua, os filtros solares devem ser reaplicados, de acordo com as instruções da embalagem.

 

Usar óculos de sol

 Os óculos de sol com capacidade de bloquear a radiação UV, de pelo menos 99% oferecem a melhor proteção para os olhos e a área da pele ao redor dos olhos. Ao comprar óculos de sol observe no rótulo se fornecem proteção para radiação ultravioleta (UVA e UVB). Os rótulos de óculos que trazem escrito absorção de UV até “400 nm” ou “cumprem os requisitos UV ANSI”, são os mais adequados e bloqueiam pelo menos 99% dos raios UV.

 

Procurar uma sombra

 Outra forma de limitar a exposição à radiação ultravioleta é evitar a exposição prolongada ao ar livre, diretamente sob a luz solar, especialmente entre as 10 h e 16 h, quando a luz UV é mais forte. Se você está inseguro quanto à intensidade do sol, faça o teste da sombra: se a sua sombra estiver menor que sua altura, significa que os raios solares estão intensos, então é hora de se proteger.

Fonte: American Cancer Society (27/04/2015)