Biópsia para Diagnóstico do Câncer de Pele Melanoma

Biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido utilizando técnicas que preservam a lesão inteira de modo que a espessura potencial do câncer e sua margem possam ser retiradas com cuidado, o tecido removido então é enviado para exame anatomopatológico.

Existem diferentes tipos de biópsias que podem ser utilizados para diagnosticar um câncer de pele e a escolha dependerá do tamanho da área afetada e sua localização no corpo.

As biópsias da pele são geralmente feitas com anestésico local, que é injetado na região da lesão, com uma agulha fina. O paciente provavelmente sentirá apenas uma pequena picada e um pouco de ardor quando o medicamento é injetado, mas durante o procedimento não deve sentir nenhuma dor.

 

Biópsia por Shaving

Neste tipo de biópsia, o médico anestesia a área, e em seguida, raspa as camadas superiores da pele com uma lâmina cirúrgica.

A biópsia por shaving é útil no diagnóstico de vários tipos de doenças da pele e pintas quando o risco de melanoma é baixo. Mas, esta técnica geralmente não é recomendada quando há suspeita de melanoma, por não permitir uma avaliação mais profunda do tecido.

 

Biópsia Punch

Na biópsia punch o médico remove uma amostra mais profunda, utilizando um cilindro cortante, que atravessa várias camadas da pele, incluindo a derme, epiderme, e a parte superior do tecido celular subcutâneo. O procedimento é realizado com anestesia e, geralmente, por dermatologistas.

 

Biópsias Incisional e Excisional

Para examinar um tumor localizado nas camadas mais profundas da pele, o médico pode utilizar a biópsia incisional ou excisional. Após a administração de um anestésico local, usando um bisturi, o médico remove uma camada da pele que é enviada para exames.

A biópsia incisional remove apenas uma porção do tumor. Uma biópsia excisional remove todo o tumor, e é geralmente a técnica preferida quando existe suspeita de melanoma.

 

Biópsia Óptica

Alguns tipos recentes de biópsias, como a microscopia confocal de refletância, podem ser realizados sem a necessidade de remover amostras de pele.

Fonte: www.cancer.org/cancer/skincancer-melanoma/detailedguide/melanoma-skin-cancer-diagnosedhttp://www.cancer.org/cancer/skincancer-melanoma/detailedguide/melanoma-skin-cancer-diagnosed (20/05/2016)